Colesterol

Existem dois tipos de colesterol: LDL (Mau) e HDL (Bom). O excesso do colesterol mau ou pouco colesterol bom aumentam o riso de AVC ou Enfarte Agudo do Miocardio (EAM), devido à formação de placas de arteroma, que restringem o fluxo sanguíneo das artérias.

Compreendendo colesterol HDL (Bom) e LDL (Mau)

Imagine que a artéria é um cano, e que dentro existem 2 tipos de colesterol: LDL(Mau) e HDL (Bom).


Porque é que o LDL é mau?

Níveis elevados de colesterol LDL (mau) podem causar o aparecimento de placa nas suas artérias e dificultar o fluxo do seu sangue tal como num cano entupido.

Com o passar do tempo a placa acumulada pode endurecer e estreitar as suas artérias, e pode aumentar o risco de vir a sofrer um enfarte ou AVC.

Reduzir o colesterol mau pode reduzir o seu risco.


Porque é que o HDL è bom?

O HDL ajuda a transportar o colesterol para fora das suas artérias, ajudando assim no processo de remoção do colesterol "mau" do seu corpo.

Alguns especialistas acreditam que ao transportar o colesterol das suas artérias, o HDL poderá ajudar a reduzir a placa acumulada existente

Mesmo se os seus valores de colesterol mau estejam a níveis considerados saudáveis poderá mesmo assim estar em risco de sofrer um Enfarte ou AVC devido aos níveis baixos de colesterol bom.

Pode melhorar o seu colesterol HDL (bom) e LDL (mau) através de dieta e exercício

Para algumas pessoas, exercício regular pode aumentar os seus níveis de colesterol HDL (Bom). O segredo do exercício é encontrar alguma atividade que você goste de praticar.


Fonte: folheto MSD

Nenhum comentário:

Postar um comentário