Água de côco

A água de coco é o líquido obtido do fruto do coqueiro (Cocus nucifera L.). Essa bebida vem ganhando espaço no mercado por seu vasto potencial comercial, pois além de ser um produto natural e praticamente livre de contaminações, apresenta aroma e sabor suaves, além de considerável valor nutricional.
A água de coco corresponde a aproximadamente 25% do peso do fruto e, em sua composição observa-se 93% de água e 5% de açúcares, sendo a sacarose e a glicose os principais representantes, variando de acordo com a maturação do coco.
Hoje em dia, essa bebida é muito utilizada como repositor hidroeletrolítico em casos de desidratação. Isso se deve ao seu conteúdo de minerais. O potássio é o eletrólito mais abundante (294mg/100mL), mas quantidades significativas de sódio, cálcio, magnésio, cloreto, zinco, manganês, ferro e cobre também são observadas. A água de coco não é uma fonte importante de vitaminas, mas contém vitamina C e vitaminas do complexo B.
É uma bebida relativamente pouco calórica, apresentando, aproximadamente, 20 Kcal por 100mL.
Seu consumo é recomendado após atividade física, pois além de reidratante, apresenta algumas vantagens em relação às bebidas a base de carboidratos e eletrólitos: contém quantidade significativa de açúcares, sem causar náuseas e plenitude gástrica quando consumida em grande quantidade.
Em relação ao seu teor protéico, a água de coco apresenta composição de aminoácidos semelhante a do leite, porém com maior porcentagem de arginina, alanina, cistina e serina. Em alguns países é utilizada como complemento alimentar.
Destaca-se ainda sua propriedade diurética, seu potencial antioxidante, e em alguns estudos cita-se inclusive sua ação protetora contra tumores malignos.
Cabe ressaltar que essas propriedades encontram-se em maior evidência no fruto in natura quando comparado ao produto industrializado. Portanto, aproveite o que a água de coco tem de melhor, refresque-se e obtenha vantagens funcionais e nutricionais desse produto!
Fonte: Siga sua dieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário