Alimentos orgânicos – uma escolha saudável


Uma alimentação saudável é fundamental para uma saúde perfeita. Melhor ainda é sabermos que essa alimentação é livre de agrotóxicos que envenenam nossos alimentos e organismo.
Os alimentos provindos da agricultura orgânica nos dão toda certeza de estarmos nos alimentando de uma fonte completamente saudável, nutrindo nosso organismo com mais saúde.
Esses alimentos além dos benefícios á saúde, também contribuem para a proteção do meio ambiente, pois em seu cultivo não é utilizado nenhum tipo de produto químico no solo, nem na água. Participando assim efetivamente da sustentabilidade, gerando benefício não somente ao ambiente, mais também ao homem do campo que tanto sofre com as conseqüências de um cultivo convencional, cheio de venenos.
O tempo para começarmos a nos preocupar com a saúde e o meio ambiente, é agora, pois amanhã pode ser tarde. Então quando possível, consuma e recomende alimentos orgânicos. Invista na sua saúde e da sua família, preconize uma alimentação saudável. Estudos mostram que alimentos orgânicos contem muito mais vitaminas e minerais e são ecologicamente corretos.

Texto escrito por SCHAYENE LIMA ALVES - Estudante de nutrição, 6º período. Marilândia, Espírito Santo

Dez bons motivos para consumir produtos orgânicos.

1 - Alimentos mais nutritivos e saborosos
Os solos balanceados e fertilizados com adubos naturais produzem alimentos mais nutritivos. A comida fica mais saborosa, conservando as propriedades naturais dos alimentos, como vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas. Um alimento orgânico não contém substâncias tóxicas nociva à saúde. Em solos equilibrados, as plantas crescem mais saudáveis e mantém suas características originais, como aroma, cor e sabor.
2 - Saúde garantida
Muitos dos pesticidas utilizados no Brasil estão proibidos em vários países, devido às suas conseqüências nocivas para a saúde humana, tais como câncer, alergia e asma. Um relatório da Academia Americana de Ciências, publicado em 1982, calculou em 1,4 milhão/ano o número de novos casos de câncer provocados por agrotóxicos. Além disso, os alimentos de origem animal estão contaminados pela ação dos perigosos coquetéis de antibióticos, hormônios e outros medicamentos, que são aplicados na pecuária convencional, quer o animal esteja doente ou não. Consumindo orgânicos protegemos nossa saúde e a saúde de nossos familiares com a garantia adicional de não estarmos consumindo alimentos geneticamente modificados.
3 - Proteção às futuras gerações
As crianças são os alvos mais vulneráveis da agricultura com agrotóxicos. Segundo um relatório do Environmental Working Group (Grupo de Trabalho Ambiental), quando uma criança completa um ano de idade, já recebeu a dose máxima de agrotóxicos que seria permitida para uma vida inteira. Por isso, a agricultura orgânica cumpre a tarefa de deixar para as gerações futuras um planeta reconstruído e livre de doenças.
4 - Amparo ao pequeno produtor
O trabalhador rural precisa ser preservado, tanto quanto a qualidade dos alimentos. Adquirindo produtos ecológicos, contribuímos para a redução da migração de famílias para as cidades e evitamos o êxodo rural. Além disso, ajudamos também a frear o envenenamento por agrotóxicos, situação que vitima cerca de 1 milhão de agricultores no mundo inteiro. Ao optar por produtos orgânicos, as pequenas propriedades poderão manter-se sem assumir dívidas pela compra de defensivos tóxicos.
5 - Solos férteis
Umas das principais preocupações da agricultura orgânica é com o solo. O mundo presencia uma grande perda de solo fértil pela erosão, devido ao uso inadequado de práticas agrícolas convencionais. Com a agricultura orgânica é possível reverter essa situação.
6 - Água pura
Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d´água e poluem rios e lagos. Para evitar essas ameaças, a agricultura somente utiliza água limpa e sem poluentes na irrigação, originadas de poços artesianos controlados ou de minas. Dados da Agência de Proteção Ambiental Americana revelam que a ação de pesticidas causadores de câncer já está presente em mais de 50% da água dos Estados Unidos.
7 - Biodiversidade
A perda das espécies é um dos principais problemas ambientais. A agricultura orgânica preserva sementes por muitos anos e impede o desaparecimento de numerosas espécies, incentivando as culturas mistas e fortalecendo o ecossistema. Assim, a fauna permanece em equilíbrio e todos os seres permanecem em harmonia, graças à não utilização de agrotóxicos.
8 - Redução do aquecimento global e economia de energia
O solo tratado com substâncias químicas libera uma quantidade enorme de gás carbônico, gás metano e óxido nitroso. A agricultura e administração florestal sustentáveis podem eliminar 25% do aquecimento global. Atualmente, mais energia é consumida para produzir fertilizantes artificiais do que para plantar e colher todas as safras
9 - Custo social e ambiental
O alimento orgânico não é, na realidade, mais caro que o alimento convencional se considerarmos que, indiretamente, estaremos reduzindo nossas despesas com médicos e medicamentos e os custos com a recuperação ambiental.
10 - Cidadania e responsabilidade social
Consumindo produtos orgânicos, você exercita seu papel social, contribuindo para a conservação e preservação do meio ambiente, além de apoiar causas sociais relacionadas com a proteção do trabalhador e a eliminação da mão-de-obra infantil.
Fonte: Revista Em Ecologia - julho 2002

Um comentário:

  1. Conheça a maior plataforma eletrônica de intercâmbio nacional para os produtores orgânicos, consumidores, fabricantes e redes de distribuição. Canal para os profissionais envolvidos com produtos orgânicos e matérias-primas.

    Classificados orgânicos, feiras livres, lojas especializadas, supermercados, restaurantes, spas, hotéis, pousadas, cooperativas, consultorias, agronegócios, consultorias, cadastro de produtores orgânicos, painel de negócios orgânicos, cadastro de produtores orgânicos.

    Notícias, artigos, eventos, e muito mais, confira em nosso portal.

    Clique aqui e confira

    e-Campo orgânicos
    O mundo orgânico na internet
    http://www.e-campo.com.br

    ResponderExcluir