Esteatose Hepática: O fígado também sofre com a obesidade


Além de várias complicações, a obesidade também pode causar problemas hepáticos através do acúmulo de gorduras nas células do fígado. Esse acúmulo pode evoluir para uma esteatose hepática, popularmente conhecida como fígado gorduroso, podendo evoluir para uma cirrose hepática e, em casos mais graves, até causar câncer de fígado (hepatocarcinoma).


Por outro lado, a esteatose também pode aparecer em pessoas magras, pois, apesar de mais raro, a resistência insulínica pode ocorrer em pessoas com peso normal, tornando-as mais suscetíveis ao desenvolvimento de diabetes e de hipertensão arterial.



A origem desse tipo de doença pode ser uma alteração na ação da insulina, fato que ocorre nos diabéticos tipo 2 e em alguns pacientes que se encontram acima do peso. O organismo destas pessoas passa a produzir maiores quantidades de insulina para compensar uma espécie de "defeito", passando, com isso, a estocar ainda mais gordura nas células do fígado. Esse quadro é chamado de resistência insulínica e quando ocorre em um paciente não diabético serve de alerta para o surgimento da doença.
A prevalência estimada do distúrbio é de 10% a 25% na população em geral, 74% entre os obesos e, provavelmente, 100% das pessoas que têm diabetes e obesidades associadas.

Tratamento:

Infelizmente, assim como não existe fórmula mágica que combata a obesidade, também não existe milagre para tratar a esteatose hepática..O tratamento para a esteatose hepática é dieta e exercício!



Os estudos comprovam que se conseguem melhores resultados, quando o paciente emagrece.
Vale lembrar que a perda de peso não deverá ultrapassar 1,5 kg por semana. Ao contrário disso, a esteatose hepática pode progredir.


Além de levar a perda de peso, a nova dieta deve priorizar frutas, vegetais, cereais integrais e gorduras mono e polinsaturadas, ela deve conter carboidratos, proteínas e gorduras numa proporção de 60%, 15% e 25%, respectivamente, e ser isenta de bebidas alcoólicas.

Palavras: esteatose hepática, fígado gorduroso, cirrose.

87 comentários:

  1. Eu estou acima do peso e sedentário, em março fiz exame, que constatou esteatose moderada. Porém, o que me assusta é que o TGP e TGO estão altos. Estou com medo.

    ResponderExcluir
  2. eu tenho esteatose hepatica e sofro muito com isso, passo mal com quase tudo que como, até coisas saudáveis como por exemplo um simples salada de alface, infelizmente não consigo controlar a doença...

    ResponderExcluir
  3. A troca dos maus hábitos alimentares e a prática de exercícios (caminhadas, por ex)podem trazer grandes benefícios e aé mesmo reduzir as taxas de TGP e TGO. Quando não conseguimos executar um plano de emagrecimento, é bom procurar um profissional habilitado como um nutricionista ou em alguns casos (ansiedade) um psicólogo.. Espero que tudo fique bem! Abraços

    ResponderExcluir
  4. quais são os fatores que pode levar a esteatose

    ResponderExcluir
  5. as causas ainda estão sendo estudadas, mas os quadros metabólicos que mais se associam com a esteatose são: obesidade, diabetes, aumento de colesterol e triglicerídeos, estimulados por um estilo de vida sedentário e uma dieta não equilibrada. Pode surgir também como resultado de procedimentos cirúrgicos como os casos de obesos mórbidos que se submetem a uma intervenção para redução do estômago (cirurgia bariátrica).

    ResponderExcluir
  6. Há um ano e meio descobri que tenho esteatose hepática. Não sou e nunca fui gordo, mas faz mto tempo q ñ pratico exercícios físicos com frequencia. Além disso, passei por um período de muito estresse, justamente qdo surgiram os sintomas (sensação de formigamento no fígado). O médico me disse q precisaria mudar meus hábitos: praticar exercícios, tentar não estressar mto e maneirar na alimentação, além de evitar álcool. Durante algumas semanas, segui à risca e os sintomas logo sumiram. Mas, como bom ser humano que sou, relaxei e os sintomas logo voltaram. Percebi q é pra vida toda, não tem jeito...Qdo eu pratico exercícios e não bebo nada de álcool não sinto nada, caso contrário lá vem os sintomas novamente...Tenho tomado mais consciência agora e decidi não ingerir mais bebida alcóolica e voltar a academia, além de caminnhar e jogar futebol pelo menos uma vez na semana. Força pra quem passa pelo mesmo problema. Esteatose não tem cura, mas tem jeito de conviver com isso numa boa.

    ResponderExcluir
  7. Sou magra e nunca fui gorda e não bebo e fiz um exame recentemente e descobri que tenho esteateose hepatica eu preciso fazer dieta?

    ResponderExcluir
  8. Anönimo disse...
    Porque o alcool interfere na recuperacao, quando nao e o causador...

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde. E possivel conseguir a cura de uma esteatose moderada? Os exames de sangue normalizados indicam que a pessoa esta curada?

    ResponderExcluir
  10. Há 2 dias descobri q tenho estiatose hepática moderada. Estou muitíssimo acima do peso e sou sedentária. Estou preocupadíssima e com um certo medo que este quadro evolua p/ uma cirrose.Iniciei uma dietinha e caminhada...mas estou bem desanimada, depressão em alta...perdi minha mãe há 5 meses e isso me abalou...o que faço para tentar melhorar?

    ResponderExcluir
  11. Esqueci de dizer a minha idade, tenho 42 anos.

    ResponderExcluir
  12. Tenho esteatose hepatica desde os 30 anos, estou hoje com cinquenta. Naquela época o meu médico me disse que todos nós temos e que o importante e diminuir peso através de exercícios fisicos e evitar má alimentação.

    ResponderExcluir
  13. Uma pessoa ser magra não significa que ela esteja realmente saudável. Quando falamos em dieta, nem sempre é para perda de peso, no caso de uma pessoa magra com esteatose seria indicado uma dieta para manutenção de peso e substituição de gorduras saturadas por mono e polinsaturadas. Não tanto quantidade e sim qualidade na dieta! Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  14. Mesmo nos casos em que o álcool nao é o causador da doença...na esteatose hepática o consumo de álcool pode acelerar o processo de inflamação hepática e consequentemente, provocar perda de suas funções importantes. Isso porque o metabolismo do álcool (etanol) ocorre essencialmente no fígado.

    ResponderExcluir
  15. Oi Gislaine, normalmente a progressão da esteatose hepática é lenta, se você iniciou uma dieta e caminhada já é meio caminho andado, não é mesmo? Agora tenha força de vontade e prossiga nas suas mudanças. Não deixe que os problemas (por mais graves que sejam)afetem a sua saúde. Se precisar, converse com um psicólogo ou amigos para se motivar! Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  16. Uma pessoa que amo esta com esteotose - CLAUDIA
    Dra. boa tarde,

    Fiquei sabendo que uma pessoa muito importante para mim esta com Esteotose, não sei como ajuda-la, pois ela é teimosa e esta levando tudo na brincadeira, com quem ele esta casado atualmente é uma pessoa totalmente obessa, não se preoculpa em emagrecer, usa 1 litro de oleo em 3 dias, já é um fator preoculpante, o que eu falo para ele muitas vezes ele escuta, será que a senhora poderia passar uma dieta para ele, por imail ou responder isso para mim, ele tem 36 anos está com pressão alta, tudo isso surgiu de 1 ano para cá, não sei se a esteotose pode ser causada por depressão ou estado nervoso, ele sempre gostou de tomar muito remédio e comer carne de porco até onde isso pode ter ajudado a esse problema ter aparecido, E SE CASO ELE NÃO SE CUIDAR O QUE PODE DE PIOR ACONTECER ?

    ResponderExcluir
  17. Descobri esteatose agora, aos 36 anos, estou triste e apavorado!!Christian -Porto Alegre

    ResponderExcluir
  18. Descobrir que estou com esteatose grau dois,to sem saber o que fazer...
    Cada site, cada matéria, só tem feito me confundir mais ainda...queria saber se quando fizer a bariátrica a esteatose some, ou ela será controlada?
    Ass: Elis Regina.

    ResponderExcluir
  19. EU NAO BEBO NAO FUMO FAÇO CAMINHADAS QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA ESTEATOSE HEPÁTICA MODERADA

    ResponderExcluir
  20. Olá, Dra, bom dia! Por favor, esclareça-me uma dúvida. Tive diagnóstico de esteatose moderada há dois anos. Hoje sinto desconforto leve no quadrante superior direito do abdômen. As enzimas hepáticas (TGO, TGP, DHL) estão normais, mas a ferritina está alta (580). Passo por um momento de muito estresse com doença da minha esposa. Qual a relação da ferritina com a esteatose? As enzimas hepáticas normais indicam uma "trégua" da doença? O desconforto abdominal pode estar associado ao forte estresse e indicar síndrome do cólon irritável (apresento fezes tipo 6, conforme Escala Bristol)? Obrigado pela atenção que possa ser dispensada.

    ResponderExcluir
  21. Olá Ana;
    Sou Educador Físico e tb passei esta fase com meu fígado, é difícil. Procuro agora saber sobre exercícios q respondam bem as patologias e que eu possa ajudar clientes ñ só com este problema , mas com outras se for o caso.
    Vc pode me descrever quais exames específicos devo fazer para saber se ainda possuo esta patologia?
    Abrços;

    Reinaldo - São Paulo

    ResponderExcluir
  22. Olá estou com esteatose epatica acentuada,estou em panico pq sei q nao tem cura,e estou acima do peso ,tudo que como passo mau,estou acima do peso tenho 35 anos e to com 85 kl 1.59 de altura,nao sei o que comer o que nao posso comer,acabei de passar por uma cirurgia para retirada do meu utero,faz so um mes,e tinha muita derencia na minha barriga me ajude nao quero morre ,sei q pode vira cirose,meu email.e samia_crist@hotmail.com. ass.Sâmia vanesca

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde dra. Gostaria de saber quais alimentos são benefícos para a esteotose hepatica, pois meu filho tem apenas 13 anos e já tem esta no início. Ele está acima do peso.

    ResponderExcluir
  24. Dr carol, a Esteatose hepática pode prejudicar os rins?porque eu descobri hoje que tenho esse problema.atravez de uma ultra.agora eu sinto um incomodo do lado esquerdo.essa foi a causa de procurar o medico.tenha uma boa tarde fique com Deus.

    ResponderExcluir
  25. Meu nome é Orjana, abri meu exame de ultrasom e constatei esteatose hepática leve.
    Quero saber se cápsulas de alcachofra resolve.
    Obrigada.
    orjanapeixoto@ig.com.br
    tel 11 93051236
    11 22315982

    ResponderExcluir
  26. Adoro ingerir bebida alcoólica. Como todo alcoólatra, se o corpo não oferece nenhum tipo de incômodo, tudo parece normal. Fiz um exame de rotina e descobri, aos 37 anos, que tenho a famigerada esteatose. Realmente, pelos sites, é difícil saber se há ou não cura para a dita-cuja. Sei que o caminho é "caminhar", evitar bebida alcoólica e manter uma dieta livre de gorduras. Mas a minha pergunta é simples: como continuar ingerindo bebida alcoólica e continuar vivendo numa boa?! Preciso me livrar da esteatose, mantendo o meu prazer (ainda que diminuído para o fim de semana) de beber cerveja, regada a boas conversas e a bons prazeres carnais... Eis-me aqui, Dra.

    ResponderExcluir
  27. cLEITON , A BEBIDA PODERA LEVAR A CIRROSE AI A UM CANCER AI É SEU FIM , PARE DE BEBER.
    Dr Chalins Frenn

    ResponderExcluir
  28. olá Dra Ana descobrimos recentemente que meu marido que tem 31 anos tem esteatose,porem o medico gastro não conseguiu dar o diagnostico da causa da doença,ele era praticante de atletismo e parou derepente de praticar atividades fisicas e engordou um pouco alem do que seu colesterol bom esta baixo pode ser essa a causa da doença e qual seria a dieta mais adequada para esteatose?

    ResponderExcluir
  29. Um amigo está com esteatose hepática. Acredito que pelo uso do alcool, mas apresentou tb açucar elevado. Disse que o médico mandou retirar todos os legume que nascem abaixo da terra. Qual a dieta correta para que não ocorra perca de peso excessiva e rápida demais?

    ResponderExcluir
  30. Tenho 30 anos e após vários exames devido a uma gastrite erosiva muito forte foi contatado a esteatose hepática moderada grau II.
    Estou fazendo exames para descobrir qual é a natureza da doença, pois não sou obesa, não bebo e não sou diabética (1.60M/ 56Kg).
    estou com alguns sintomas que sei que parte é da gastrite e outra parte não sei se esta vinculado ao fígado:
    Dor abaixo dos seios que reflete nas costas qdo como algo como carne (sem gorduras), amargo extremo na boca, não estou conseguindo beber àgua e procuro sempre tomar gatorade ou uma salada de frutas com caldo da laranja, pois são mais adocicadas melhorando a sensação do amargo,*vômitos contantes - não consigo sentir o cheiro de nada sem sentir ânsias e vomitar... Não aguento mais vomitar tanto e sentir a boca tão amarga...
    Fiz exames TGP..TGO...BILIRRUBINA.. E ambos estão normais, no entanto o médico pedio mais exames....Não sei o que devo fazer, pois faço tratamento antidepressivo e tomo cloridrato de Paroxetina todos os dias... a medicação antidepressiva não me deixa com ânimo para exercícios... irei marcar uma consulta com meu médico afim de tentar outra medicação que me deixe mais disposta.
    O que devo fazer? Me sinto perdida... por favor me ajude!!

    ResponderExcluir
  31. Boa noite,dra. Descobri hoje que minha sogra (46 anos),que é obesa, sedentária e tomo muitos remédios(antidepressivos e parahipertensão) tem esteatosee hepática moderada. Existe relação da doença comos antidepressivos? Qual o melhor caminho já que ela não consegue fazer exercícios?
    Agradeço por responder.
    Daniele

    ResponderExcluir
  32. tenho esteatose leve,sou colecistectomizada a 5 anos e uma refeição leve quase sem gordura ainda me faz mal as vezes.tenho 35 anos e passo muito mal com cólicas intestinais e diarreia o que posso fazer para melhorar esse quadro?
    grata pela atenção!

    ResponderExcluir
  33. sinto dores einto xuxadas sinto esta por dentro esta enchada

    ResponderExcluir
  34. Olá tenho 31 anos não bebo e adoro carboidratos e sou sedentaria. Trabalho 8 hs por dia, sou acadêmico e cuido da casa. Há 15 dias fiz cirurgia e retirei a safena da perna direita. Está tudo bem. Mas fui internada com muita falta de ar e dor no hipocôndrio superior esquerdo, fiz uso de cefadroxila 500mg em seguida da cirurgia durante 7 dias. Fizeram rx toráx, urina normal e hemograma apresentando plaquetas 445.000, u.s abdomen superior esteatose hepática moderada. O que pode ser? Estou muito ansiosa. Oque posso fazer? Obs: Em abril 2009 tive gravidez tubaria, tomei raque, em fevereiro 2010 tive aborto, fiz curetagem e raque. Agora 30 abril 2010 novamente raque. Tem alguma interferencia?
    Desde já agradeço pela resposta.

    ResponderExcluir
  35. eu tenho esteatopse hpática acentuada só que meus exames laboratoriais estão ótimos ,meu abdomém na parte superior está inchado o que eu faço/ me ajude por favor Eliene patricia

    ResponderExcluir
  36. a esteatose pode ser medicamentosa?

    ResponderExcluir
  37. olá,meu marido tem 28 anos,fazendo exames descobrimos a tal esteatose hepática leve,o q fazer?
    bom ele está acima do peso,trabalha dirigindo e não prática nenhuma atividade física,estou com muito medo,ele nem sabe q estou pesquisando sobre o assunto na internet.
    por favor me ajude me dando dicas sobre alguma dieta alimentar.

    ResponderExcluir
  38. Dra. Ana Carolina Bragança,

    Meu marido fez um ultrassom abdominal e foi detectado Esteatose Hepática Grau I. Gostaria de sua ajuda de me explicar sobre em que estágio se encontra o fígado dele. Se possível, gentileza me enviar uma dieta alimentar e qual tipo de exercício físico adequado para praticar. Ele tem 33 anos,trabalha sob estresse, almoça fora e não pratica exercício. Aguardamos seu retorno, pois estamos muito preocupados. Obrigada!

    ResponderExcluir
  39. Ola tenho 27 ano e tenho esteatose hepATICA moderada difusa o que faço.o medico disse que tem jeito.
    tenho 96kg e1,62 de alt.
    ele disse que tenho que emagrecer

    ResponderExcluir
  40. Olá, no meu ultimo exame de enzimas hepáticas, tive uma pequena alteração na enzima TGP, e o gastro suspeitou de esteatose hepatica leve, mas na ultrassonografia, não se diagnosticou alteração no fígado. Mesmo assim, pretendo fazer uma dieta, pois tenho 1,80m e 90kg. Quais os alimentos que devem ser evitados nesse caso?

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde Dra. Carla gostaria de saber se os medicamentos que tomo inerferem diretamente nesta doença esteatose hépatica o propanalol e o buona pois eu tomo os dois para pressão e reposição hormonal estou acima do peso e fiz retirada do útero e tirei vesicula, me ajude estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
  42. Ana Carolina,
    Tenho esteatose e sou magro, vc teria algum site para me recomendar uma dieta semanal ?
    Percebi a esteatose ao fazer uma tomografia, deveria fazer mais algum exame ? diabetes ? hepatite ? obrigado.

    ResponderExcluir
  43. Gente, gostaria de deixar bem claro que para reduzir a esteatose hepática é preciso realizar atividade física e melhorar a alimentação: substituir as gorduras saturadas por mono e polinsaturadas da dieta, aumentar o consumo de cereais integrais, frutas e vegetais. Mas infelizmente não posso vender dieta pela internet, isso não é correto. A dieta deve ser personalizada, cada caso é um caso. Procurem um bom hepatologista (médico do fígado)e peçam para ele recomendação de uma nutricionista tb dessa área. Toda informação que eu puder adicionar eu adicionarei no blog! Abraço à todos!

    ResponderExcluir
  44. Ana, Muito obrigado, falei com uma nutricionista e realmente ela adequa a dieta ao paciente, também consultarei um hepatologista, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  45. Raquel: diversos medicamentos estão associados com a progressão da esteatose hapática, assim como: isoniazida, nitrofurantoina, amiodarona, metotrexate, clorpromazina e diclofenaco. Desconheço qualquer evidência de que seus medicamentos sejam responsáveis pela sua esteatose hepática. São vários os fatores que estão relacionados com a esteatose hepática, a retirada da visícula é bastante comum no histórico desses pacientes, uma vez que pode ser um dos fatores relacionados.O importante agora é prevenir que ela progrida, através de dieta específica e atividade física.

    ResponderExcluir
  46. Creuza: A esteatose hepática não tem sintoma. Em casos de cirrose e ascite existe a possibilidade de desenvolver problemas renais, o que não é o seu caso. Faça o acompanhamento da sua esteatose com um bom hepatologista e nutricionista da área para evitar que sua esteatose vire hepatite e até mesmo cirrose.

    ResponderExcluir
  47. Descobri a esteatose há 11 dias , no inicio chorei , me desesperei ,achei que ia morrer. depois me concentrei em ler tudo o que fosse possivel sobre o tema, aprendi muito e rapido. Num estalo pensei , preciso salvar meu figado, salvar a mim. Peguei um carrinho de feira esvaziei armaio , geladeira e freezer. Doei tudo. comprei tudo novo ... frutas ( menos abacate , uva e laranja ), legumes ( menos batata, aimpim , beterraba etc )peito de frango . cottage , ricota , minas magro , requeijão light, comprei fibras naturais, torradas integrais sem gluten ,sem açucar,sem lactose ... como muuuuuuuuuita verdura no almoço... perdi em 10 dias 1 quilo. no meu exame tambem deu glicose , colesterol e triglicerídeos altos. estava com 109 quilos , tenho 1:60 .. maquei medico p/4a feira. Estou no caminho certo ? minha duvida crucial é sobre a lista do que posso e não posso. Ah , pego o ônibus de manha e a noite 6 pontos além do normal , ando todo dia de manha , na hora do almoço e a noite ... to indo bem ?

    ResponderExcluir
  48. Anderson J. Oliveira26 de julho de 2010 09:40

    Quando fiz um ultrasom para o estomago, pois um médico disse que eu tinha Ernia de Hiato, descobri que tinha EHNA, apesar do médico dizer p/ mim que eu bebia demais, enfim,gostaria de saber como posso fazer uma dieta para poder reduzir ou eliminar a esteatose? pode haver complicação por causa da minha ernia de hiato?

    ResponderExcluir
  49. Perguntas onlline29 de julho de 2010 17:13

    Eu tenho 35 anos 1,85 de altura e 120KG e estou com esteatose Hepatica,como faço ´para tentar diminuir essa doença.

    ResponderExcluir
  50. Anderson, você deve procurar um profissional que faça uma dieta personalizada para o seu caso. Deve ser um plano alimenter espcífico para esteatose hepática,hérnia de hiato, para seu peso, altura e sexo. Além disso deverá realizar alguma atividade física dirária, pode ser uma caminhada.. Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  51. Sisi, você está no caminho certo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  52. Perguntas online: Para reduzir a esteatose hepática é preciso modificar hábitos alimentares, trocar gordura saturada por poli e monoinsaturada, fazer uma dieta hipocalórica que não o faça perder peso mto rápido(deve ser lentamente) e realizar atividade física. Deves ser acompanhado por um bom hepatologista, anualmente ou até mesmo de 6 em 6 meses, dependendo do caso..E se tiveres dúvidas no manejo da dieta, procure um nutricionista na sua cidade que seja especializado.Boa Sorte! Abraços

    ResponderExcluir
  53. Fazem 5 meses que estou com problemas sérios respiratórios, e ontem fiz uma eco e descobri que meu figado esta com contornos presrvados apresentando de sua egogenicidade,por esteatose.Está pode ser a causa da falta de ar.(não bebo)Tenho 52 anos e sou obesa moderada.Outra coisa qdo criança tive com hepatite por quase 6 meses só não sei que tipo e na época diziam que eu estava com 4 cruzes,pode ter a ver alguma coisa?

    ResponderExcluir
  54. Descobri essa semana que tenho esteatose hepática leve, no dia que descobri já eliminei algumas coisas da minha alimentação, pois tenho 35 anos, 1.72 de altura e 81kg, ou seja, estou com excesso de peso, só consegui consulta com o especialista para o dia 06/10, sei que não posso esperar até lá, por isso ficarei grata se me orientar em relação á alguns alimentos: todos os tipos de verduras, legumes e frutas posso consumir? leite desnatado, café puro e adoçante tb posso? grãos em geral? comecei a caminhar 30 á 40 minutos por dia, esse tempo é suficiente? Estou meio perdida e ainda em choque.

    Obrigada, por disponibilizar o blog e poder orientar tantas pessoas.

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde, me chamo Daniela Couto e a 3 dias descobri por uma USG de abdomem que estou com esteatose hepática, tenho 31 anos e estava fazendo examens de monitoramento para engravidar... meu imc é de 26... sei que estou acima do peso... tenho gastrite refluxo e esofagite...li em um site que alem do alcool e da obesidade estes tbm são agravantes para a doença aparecer....sou tecnica de enfermagem e estou assustada... já comecei uma dieta de mais legumes, mais frutas, sem gorduras,uma vez que já não comia por causa do estomago, faço hidorginastica 3x por semana e os outros dois dias ando na esteira em casa...o que devo fazer mais... esqueci de comentar que a minha esteatose é moderada grau 2

    ResponderExcluir
  56. Ha 1 ano fiz uma sirurgia de retirada de visicula agora fiquei sabendo que estou com esteatose.Mudei o meu modo de alimentar estou na vida light,percebo que so tennho dor quando como muito coisas gordurosas.Mudei de vida e estou perdendo peso também pois estou acima do peso.Gostaria de saber se posso comer qualquer tipo de frutas verduras e legumes?(Estou aguardando o exame de hepatite ficar pronto pois o medico pediu.Bjos

    ResponderExcluir
  57. Hehehe
    nossa ja sarei até com tantas dicas...rsrs Obrigado Dra.
    tb descobri isso num exame de rotina.. Tenho vida ativa,tenho 29 anos, sou piloto de enduro de motos e me arrisco de ciclista de asfalto e maratonista vezes..rs.
    Mudei a alimentação e rapidinho sumiu tudo.
    Eu não podia ver a gordurinha da picanha e a pelinha frita do frango. Agora não posso ver barra de cereal e folha.....rs
    Não tenho perfil, achei esse blog por acaso, caso queriam trocar informações:
    allantaino@hotmail (msn e orkut)

    ResponderExcluir
  58. eu tenho essa doença e tenho muitas dores no abdomen mesmo assim eu posso fazer caminhadas?

    ResponderExcluir
  59. Tenho esteatose, já tirei a vesícula e sinto dores no hipocondriaco direito, a dra encaminhou nutricionista,mas ainda não consultei,mas a noite não durmo direito, e já perdi peso,mas ainda tenho dor.

    lindomar.silvadichuta@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. Gostaria de saber quais os legumes que nascem acima da terra, e pq os que nascem embaixo da terra para a pessoa que faz dieta não é aconselhável ? Obrigada, Rosa

    ResponderExcluir
  61. Bruno;

    Tenho estatose grau II, o que fazer para me livras dela completamente? Dieta e exercícios resolvem 100% do problema?

    ResponderExcluir
  62. Tive diagnosticada esteatose hepática. Causa-me estranheza, pois, sou magro, não bebo, não tenho diabetes, nunca usei drogas, não sinto dores, nem náuseas... acho que sou normal.

    Estou preocupado com o que devo fazer para curar essa doença, uma vez que tenho dieta equilibrada e pratico exercícios regularmente.

    ResponderExcluir
  63. Bruno, a dieta específica para esteatose hepática associada à exercícios resolvem sim o problema. Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  64. A esteatose hepática não é um problema apenas de pessoas obesas (embora seja mais frequente) Frequentar um hepatologista anulmente ou a cada seis meses além de seguir uma dieta específica pra esteatose hepática é importante.

    ResponderExcluir
  65. Fiz exames para tratar de um problema no estômago(gastrite) e fui diagnosticado com esteatose hepática moderada - grau 2.

    Devo eliminar de vez o álcool? não bebo com freqüência, mas devo eliminar totalmente? A gordura também?

    ResponderExcluir
  66. Oi Walmir, deves eliminar totalmente o álcool e diminuir ao máximo as gorduras saturadas e gorduras trans. Gorduras poli e monoinsaturada são bem vindas, pois ajudam a reverter o quadro.

    ResponderExcluir
  67. Olá! Fiz um exame e estou com suspeita de esteatose... Gostaria de saber se em algum caso é necessario fazer transplante de fígado? Eu nunca bebi! Detesto bebidas! E segundo calculo do meu imc estou com sobrepeso... Se puder me mandar um e-mail agradeço! =)
    rose-rose.rose@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. oi descobri apos uma ultrassonografia descobri que tenho figado gorduroso tenho fortes dores na barriga nao estou tomando nenhuma medicaçao pois o doutor so passou exercicio mas nao esta melhorando o que posso fazer me ajudem

    ResponderExcluir
  69. Fiz a retirada da visícula, e estou fazendo diéta seguindo as orientações do Nutrólogo, ele me proibiu de comer, massas(inclusive pães,mesmo integral), arroz, frituras,açucar,todos os sucos menos o suco de limão sem açucar, não posso comer nada que nasce debaixo da terra (ex:cenoura e beterraba), não posso comer banana, mamão, melância, abacaxi.
    Estou fazendo a dieta dos pontos, meu metabolismo é 2300kcal e deveria ser 2800kcal.
    Ele me passou remédios manipulados para tomar antes das refeições.
    Estou emagrecendo bastante,faz 1 mês que estou nessa diéta, já perdi 14kg.
    Quero saber se há como meu fígado ficar totalmente livre dessa maldita estatose hepática moderada ou leve , não sei ao certo.

    ResponderExcluir
  70. Oi Marcelo, o que me preocupa é com a velocidade que estás perdendo peso. Para reduzir a esteatose hepática recomenda-se perda de peso gradual (14kg em um mês é bastante)Será que você nao está comendo menos do que está sendo preescrito? pense se a sua dieta será cumprida a longo prazo. Converse com seu nutrólogo.

    ResponderExcluir
  71. ANA TOMO UMAS CERVEJAS SEMPRE AOS FINAIS DE SEMANA, AS VEZES PEGO UM POUCO MAIS PESADO E TOMO UM 5 A 6 GARRAFAS, TENHO ESTEATOSE GRAU 1. QUERIA SABER SE TODOS OS CASOS DE ESTEATOSE PODEM VIRAR CIRROSE OU SE HÁ CASOS E CASOS.

    ResponderExcluir
  72. Oi Ana, meu nome é Cláudia e descobri que estou com gordura no fígado, consequencia do sobre-preso. Poderia me sugerir uma dieta, pois eu mal fico em casa (trabalho das 9h às 15hrs, depois vou direto para a faculdade e volto para casa às 23:20hrs), de modo que eu conseguiria seguir sem muita dificuldade?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  73. suplemento amlimentar tipo centrum é permitido para pacientes com esteatohepatite?!

    ResponderExcluir
  74. Oiiii!!!Eu ja fiz duas ecografias e aparece esteatose hepática,naum sou gorda,minhas taxas são normais,porque será que tenho essa doença?devo fazer dieta sempre?tenho 53 anos..sou mulher!

    ResponderExcluir
  75. Boa Noite!
    Meu nome é Maria,eu descobri esta semana que esotu com esteatose hepatica.Detalhe,sou magra,não bebo bebiba alcoolica,não sou diabética.
    Fiquei muito suspresa com a notícia.
    Estou intressada em uma alimentação saudável.
    Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  76. estou desesperada descobrí que tenho estateose e calculo de vesicula e ainda estou diabetica que faço,a minha é estateose moderada .é em qual grau PAULA

    ResponderExcluir
  77. Excesso de gordura no fígado pode ocasionar cirrose e consequentemente, câncer

    Recentemente, descobriu-se que a esteatose hepática (gordura no fígado), se não tratada, pode levar a cirrose a longo prazo em alguns casos, principalmente nos casos em que os exames laboratoriais do fígado estão alterados. É necessário consultar um hepatologista que vai avaliar a necessidade de biópsia e se for o caso, prescrever medicamentos para prevençao da cirrose (vitamina E). Além disso, mantenha atividade física regular, dieta com teor reduzido de gorduras e carboidratos e dependendo do caso faça uso de medicamentos para abaixar o colesterol e triglicérides.

    "A esteatose é uma doença perigosa por não apresentar sintomas específicos e, muitas vezes, fatal. Atualmente é a mais freqüente alteração do fígado, pode causar, por exemplo, a cirrose (mesmo sem a ingestão de bebidas alcoólicas) e até mesmo o câncer. De acordo com Dr. João Galizzi Filho, especialista em Hepatologia e presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), a doença é potencialmente reversível, se suas causas forem diagnosticadas e corrigidas. Por outro lado, se progredir e se associar a um pouco de inflamação, causa cirrose em 15 a 20% dos casos, ao longo dos anos e da cirrose, pode causar câncer do fígado."


    Fonte:
    Hepatologista em BH - Dr. João Galizzi Filho
    Rua Juiz de Fora, 1268 sl. 903
    Belo Horizonte MG
    Telefone: (31) 3337-1211
    (31) 3335-3071

    ResponderExcluir
  78. Tenho 51 anos minha Ferritina está em 366,2, tenho tido frequentemente tonturas, mal estar e também a glicose já por 3 vezes foi constatada em 270 uma, outra 298 e por último 269. Como posso tratar isso? Fiz redução de estômago a 6 anos.

    ResponderExcluir
  79. Dra será que voce poderia me ajudar indicando uma dieta correta para quem tem esteatose,ou a quem devo procurar,se um hepatologista ou nutricionista,tenho uma alimentação bastante natural,um naturalista seria mais indicado,eu precisso saber realmente a forma de ter uma alimentação correta.
    grata.
    meu email é marulinamartins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. estou tomando tamoxifeno ,e tenho estatose hepatica apos 4 anos e agora?

    ResponderExcluir
  81. Ola o diagnostico de Esteatose Hepatica moderada pode estar associado com o uso de sildenafil? tenho essa duvida...

    Abrigado

    ResponderExcluir
  82. Eu descobri q tenho esteatose hepatica ontem, estou preocupada, pois minha mãe morreu de câncer de figado, e já tive outros casos na familia tbm q faleceram disso. Queria saber se é pior o meu caso sendo genético? E o q devo fazer p me ajudar a emagrecer , pois estou c 83 kilos e 1,59 altura, p melhorar a minha qualidade de vida, obrigada.

    ResponderExcluir
  83. Muito obrigado Ana, nem precisei fazer a minha pergunta, bastou ler as outras, ainda bem que existe pessoas de bem como voce.
    Parabens e continue com esse excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  84. Ana, gostaria de parabenizá-la! Sua iniciativa com o site é maravilhosa.
    Há dois anos fui diagnosticado com esteatose de grau 2 e disglicemia. Passava por uma fase muito estressante trabalhando cerca de 18 horas por dia em uma multinacional. Como todos aqui fiquei muito preocupado com o diagnóstico, e logo me toquei de preocupação não é remédio. Mudei para uma empresa do mesmo ramo e hoje me considero o profissional mais feliz que conheço, trabalho num ritmo saudável. Adquiri novos hábitos alimentares e perdi 22 quilos desde então. A esteatose regrediu para o grau 1, e a disglicemia está bem controlada, mas prentendo seguir com estes novos hábitos para o resto da vida, pois ser saudável é algo que não tem preço. Nada compensa a sua saúde.

    ResponderExcluir