O que é ser saudável pra você, atualmente?



Esses dias a estudante de fisioterapia Mariana Michalski pediu para que eu respondesse uma pergunta para um trabalho da faculdade:

O que é ser saudável, para você, atualmete?


Bom, saúde abrange tanta coisa... mas me foquei mais na minha área e falei sobre o fato de que atualmente, um dos maiores fatores contribuintes para a falta de saúde, principalmente nas grandes cidades, é a falta de tempo.
O ritmo acelerado influencia diretamente na alimentação, aumentando a busca pelos alimentos industrializados, como congelados e refeições semiprontas, que apesar de serem mais práticas, são ricas em gordura saturada, sódio e açúcar. Além disso, a diminuição do hábito de sentar a mesa durante as refeições contribui ainda mais a essa alimentação desregrada.

Com esse excesso de compromissos e a correria do dia a dia, as pessoas limitam-se à prática de exercícios físicos, favorecendo o aparecimento do estresse e conseqüentemente o aparecimento de doenças.

Disse que para mim, a definição de saúde é bem mais do que a ausência de doença. É mais do que manter uma alimentação adequada que compreenda uma variedade de alimentos, com nutrientes essenciais para satisfazer as necessidades fisiológicas e psicológicas de um indivíduo.
Ser saudável é se sentir saudável, é ter qualidade de vida, é conseguir, mesmo com tantas coisas pra fazer, achar um tempinho pra cuidar do corpo e da mente sem deixar de compartilhar/sociabilizar com pessoas que se gosta. É manter o equilíbrio físico, mental e social.

Um comentário:

  1. Parabéns Carol teu blog está muito legal e adorei fazer parte dele!
    Bjoos

    ResponderExcluir