Beringela para o colesterol



Já ouviram alguem falar em tomar suco de beringela pra "baixar o colesterol"? Pois é, alguns estudos realizados em ratos sugerem que beringela ajuda a reduzir o colesterol. Além disso, ela tem propriedades de bloquear a formação de radicais livres e é uma boa fonte de ácido fólico e potássio. Isso é devido a antocianina presente, que é um importante antioxidante.

Estudos comprovam que é na casca que existe as propriedades antioxidantes que impedem a formação de radicais livres e ajuda o mau colesterol LDL prevenindo a aterosclerose. Portanto, a casca nunca deve ser retirada!
Apesar da ausência de comprovação científica em humanos, o suco de berinjela com laranja vem sendo recomendado como tratamento alternativo para reduzir o colesterol na prevenção das doenças do coração. Esta opção terapêutica, caso efetiva, seria interessante devido a seu baixo custo, facilitando sua obtenção pela população.

Entretanto, em se tratando de seres humanos, verificou-se um efeito temporário e pequeno da berinjela sobre os níveis de colesterol, que não foi diferente do efeito observado com orientação dietética usual para pacientes com colesterol alto. Assim, uma opção terapêutica alternativa, como a da berinjela com suco de laranja, não está fundamentada por evidências científicas suficientes que traga resultados realmente positivos. Portanto, o suco de berinjela pode ser recomendado, mas é essencial que uma mudança dos hábitos alimentares ocorra em associação com essa medida terapêutica alternativa.
Escolha a melhor forma de preparar beringela: em conserva (não recomendado para hipertensos), em pasta, refogada...

Dica:Se a berinjela for muito grande ela contêm um suco amargo. Para remover basta fatia-la ao meio, colocar sal, esperar 30 mim, enchaguá-la e depois seca-la antes do preparo. Faça isso antes do zimento para evitar a descoloração da polpa.

Receita de Beringela ao Mangericão

Ingredientes:


24 rodelas de beringela do mesmo tamanho
16 rodelas de queijo de cabra tipo chavroux
16 rodelas de tomate maduro
folhas de manjericão
120 gr. de manteiga
sal

Salgue as beringelas e deixe-as escorrer por 1 hora. Lave e enxugue. Pincele-as com manteiga e grelhe até dourarem.

Preparo/Montagem:
Arrume 8 unidades, em camadas, na seguinte ordem: Beringela, queijo, tomate,manjericão, beringela, queijo, tomate, manjericão,beringela. Derreta a manteiga perfumando-a com as folhas de manjericão. Coloque um pouco da manteiga derretida numa forma refratária, arrume a beringela e Leve ao forno até derreter o queijo. Sirva regadas com mais um pouco de manteiga e decoradas com salsinha e folhas de manjericão
Rendimento:4 Porções



Receita de Beringela em conserva


Ingredientes:


4 berinjelas grandes
4 folhas de louro
4 colheres de sopa de sal para o molho
1/2 xícara de chá de vinagre branco
1 xícara de chá de azeitona preta picada
2 colheres de sopa de erva-doce
250ml de azeite
1 colher de sopa de orégano
1 cabeça grande de alho picado
Pimenta do reino branca à gosto
1 pimenta dedo de moça
1 xícara de tomate seco picadinho(opcional)
Sal à gosto


Preparo:


Corte as berinjelas em rodelas finas e depois corte novamente em tirinhas finas
Coloque de molho em uma vasilha cobrindo as berinjelas com água, junte o sal e misture, deixe uns cinco minutos e enxágue
Coloque em uma panela com aguá e leve ao fogo, assim que começar a levantar fervura desligue
Escorra e deixe esfriar
Aperte a berinjela aos punhados para retirar toda a água
Separe-as e coloque todos os ingredientes, deixando o azeite para o final
Coloque em um recipiente com tampa e deixe tomar gosto por dois a três dias na geladeira
Sirva com pão italiano e torradas

3 comentários:

  1. Oi, Boa tarde, por favor me ajude, gostaria de tomar suco c/ beringela, pois estou com meu colestero muito alto, mais estou fazendo regime, estou fazendo o regime do carboidrato, se eu tomar o suco de laranja com beringela eu não vou engordar? por favor preciso ter esta informação me ajude.
    Cida Lima

    ResponderExcluir
  2. Não se preocupe, o que engorda é exagerar nas quantidades! Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho gordura visceral, o suco ajuda neste caso?

    ResponderExcluir