Quinua



Já comeram quinua? A quinua é um alimento nativo das Américas que durante centenas de anos contituiu a dieta dos povos indianos, especialmente dos Incas. Ela é rica em carboidratos, proteínas e ainda contém o aminoácido lisina, diferente da maioria dos grãos e por isso é considerada como um dos mais completos alimentos de origem vegetal..
Outro ponto positivo da quinua é que ela pode ser consumida por pessoas com doença celíaca, visto que ele não contém glúten em sua composição. É indicada também para o uso em diversos esquemas alimentares, podendo também ser usadas em dietas vegetarianas.
No Brasil a primeira colheita foi feita em 2002 em uma fazendo do Distrito Federal e grande parte do consumo depende da importação. Atualmente, os pesquisadore estão estudando uma forma de melhor adaptá-la ao solo brasileiro, já que ela se desenvolve melhor em solos áridos. O uso culinário é variado em pratos salgados e doces. Além do grão, a farinha e os flocos de quinua são utilizados em sopas, cozidos, mingaus, biscoitos e bebidas.
Propriedades nutricionais da quinua em 100g :

Calorias (kcal): 335
Carboidratos (g): 68
Proteínas (g): 12
Lipídeos (g): 5
Cálcio(mg): 112
Fósforo (mg): 286
Ferro(mg): 7,50
Fibras (g): 5,10

Fonte: Revista CFN n°26 Ano VI-2008

Receitas com Quinua:

Quinua com coalhada Seca e Hortelã

Ingredientes
400g de quinua em grão
1 tomate
300 g de cebola roxa
1 buquê de folhas variadas (alface, agrião, etc)
300 ml de azeite
300g de coalhada
200 g de nozes
1 limão
Sal, pimenta, hortelã e torradas de pão sírio.

Preparo

Cozinhe a quinua em água fervente com sal, escorra e deixe esfriar. Corte a cebola e o tomate em cubos, pique a hortelã e misture com a quinua, sal, pimenta, nozes, limão e azeite. Enforme o tabule e cubra com a coalhada. Sirva com o buquê de folhas e decore com nozes e hortelã. Use as torradas de pão sírio como acompanhamento.


Salada de Quinua com Iogurte e Manga

Ingredientes:
1/3 de xícara de iogurte natural
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (chá) de curry
1 colher de (chá) de gengibre ralado
2 colheres de (sopa) de azeite.
Sal e pimenta a gosto
 1 1/3 de xícara de quinua
2 xícaras de manga em cubos
1 Pimentão vermelho sem pele cortado em cubinhos.
¼ de xícara de salsa picada.

Preparo

1 - Numa tigela, misture o iogurte com o suco de limão o curry e o gengibre ralado. Junte o azeite e bata bem com um garfo até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta.

2 - Cozinhe a quinua em quatro xícaras de água com uma colher de (sopa) de sal por 10 minutos ou até ficar ligeiramente macia. Escorra e passe sob água corrente.

3 - Numa tigela grande, misture a quinua com os demais ingredientes até ficar homogêneo. Junte o molho de iogurte e misture. Tempere com sal. Sirva.


Rolinhos de Frango com Abobrinha e Molho de Iogurte

Ingredientes:

2 peitos de frango cortados em filés finos
2 abobrinhas cortadas em finíssimas lâminas no sentido longitudinal
1 xícara (chá) de grãos de quinoa
1 cebola
1/4 de xícara (chá) de azeite (metade para regar os filés e a outra metade para dourar a cebola)
1/2 cubo de caldo de legumes dissolvido em 1 litro de água
Sal a gosto
Manjericão para salpicar Molho
1 pote de iogurte natural
2 colheres (sopa) de manjericão picado
1/4 de xícara (chá) de azeite
1 dente de alho

Modo de preparar

Rolinhos: ferva as abobrinhas em água com sal por 2 minutos. Escorra e deixe esfriar. Doure a cebola no azeite, adicione o caldo de legumes e cozinhe os grãos de quinua até que fiquem al dente e soltinhos. Com ajuda do papel-alumínio, enrole cada filé de frango com uma lâmina de abobrinha, deixando uma cavidade no centro. Regue com azeite, tempere com sal e leve ao forno quente por 10 minutos para assar. Retire e recheie com os grãos de quinua cozidos e salpicados com manjericão. Molho: bata o iogurte com o manjericão, o azeite e o alho no liquidificador. Sirva ao lado do frango, mais uma porção extra de grãos de quinua. Serve 4 pessoas.

Risoto de Quinua com Tomate e Queijo Branco

Ingredientes
350 g de quinoa em grãos
01 cebola
04 tomates
200 mL vinho branco
600 mL caldo de vegetais
250 g de espinafre
150 g de queijo branco
Modo de Preparo
Cortar a cebola em fatias finas. Refogá-las em água até ficarem transparentes. Juntar a quinoa e esquentar até que os grãos absorvam todo o líquido. Acrescentar os tomates descascados e picados e o vinho. Cozinhar em temperatura media até que a quinoa absorva todo o liquido. Colocar o caldo de vegetais aos poucos e cozinhar em fogo baixo. Lavar o espinafre e cozinhar suavemente junto com o alho até que o líquido evapore. Misturar o espinafre ao risoto de quinoa. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Salpicar o queijo no risoto pronto e servir. Se preferir, adicione outros legumes picados à cebola.

Pão de Quinua

Ingredientes
01 xícara de polvilho doce
01 xícara de polvilho azedo
02 colheres de sopa de farinha de quinoa
01 xícara de água
½ xícara de óleo de canola
02 ovos
01 colher de chá de sal
Modo de Preparo
Bater no liquidificador a xícara de água, o óleo e os ovos. Acrescentar os outros ingredientes. Untar as forminhas apenas com óleo, colocar a massa em cada uma e levar ao forno médio pré aquecido.

Creme de flocos de quinua

Ingredientes
02 cenouras
01 chuchu
01 salsão
01 alho porró
Água
Sal a gosto
Ervas de sua preferência a gosto
01 xícara de flocos de quinoa
Modo de Preparo
Coloque os vegetais para cozinhar com água e sal, cozinhar primeiramente a cenoura e o salsão. Depois de 5 minutos acrescentar os outros ingredientes. Quando estiverem quase cozidos acrescente os flocos de quinoa e deixe cozinhar mais 2 minutos, liquidifique e acrescente os temperos. Se preferir, coloque uma folha de espinafre cortadinho e deixe cozinhar.

Leite de quinua

Ingredientes
05 colheres de sopa de quino em grãos
250 mL de água
Modo de Preparo
Ferva a quinoa durante 5 minutos em 250 mL de água. Depois, bata no liquidificador, com a água de fervura até ficar homogênea.

Nhoque de quinua

Ingredientes

170g de farinha de Quinua

1 xícara de espinafre cozido e picado

1 xícara de parmesão ralado

1 colher de azeite

2 xícaras de água

sal a gosto

Modo de Preparo

Ferva a água com sal. Junte a farinha de Quinua mexendo continuamente. Deixe cozinhar até que fique bem espessa. Retire do fogo e adicione o espinafre refogado em água e bem picado, e misture bem. Abra a massa em 2 cm de largura sobre uma superfície lisa. Depois de fria, corte em quadrados ou círculos. Forre uma fôrma e leve para o forno, polvilhando parmesão ralado e regando com um fio de azeite. Gratine no forno bem quente. Leia o post

Nenhum comentário:

Postar um comentário